Trocas e Devoluções

 

Nossa empresa valoriza a satisfação dos clientes e busca oferecer produtos de alta qualidade. Entretanto, entendemos que, por vezes, podem ocorrer situações que demandem trocas ou devoluções. Para garantir uma experiência de compra tranquila e justa, estabelecemos a seguinte política de trocas e devoluções:

 

1 - Conferência e recusa no ato da entrega

 

Recomendamos que o cliente faça a conferência no ato da entrega dos produtos adquiridos, ainda na presença da transportadora.

 

 Se na conferência imediata dos volumes, for identificada alguma irregularidade, motivando o cliente a fazer a recusa total, deverá fazer uma ressalva na nota fiscal. Nesta ressalva deve constar a descrição da situação, o motivo da devolução e a assinatura do responsável pela conferência.

 

     1.2 - Motivos da recusa de mercadoria

  • Caixas violadas ou danificadas
  • Produtos avariados
  • Produtos com defeitos
  • Divergências nas quantidades dos itens
  • Produtos não solicitados
  • Produtos em desacordo com o pedido
  • Volume com identificação incorreta
  • Não reconhece a compra
  • Produtos com validade apertada
  • Nota fiscal com validade vencida

Se o cliente desconhece a compra, caracterizando desacordo comercial: O cliente deverá acionar imediatamente o SAC do Mercadão da Dutra, através do nosso canal de atendimento, WhatsApp: (21)97017-9620, email:atendimento@mercadaodadutra.com.br

 

2-DEVOLUÇÃO

 

2.1 - Por Cancelamento: O cliente pode solicitar o cancelamento de uma compra em até 7 (sete) dias corridos a partir da data de recebimento do mesmo.

 

2.2 - Por irregularidade nos produtos: O prazo é de 30 dias corridos, a partir da data de emissão da Nota Fiscal de venda, para contestar irregularidades nos produtos entregues. Se for o caso, poderá solicitar a devolução. 

 

Em ambos os casos a devolução poderá ser total ou parcial. Iremos solicitar que a transportadora efetue a retirada dos produtos no seu endereço ou no caso da entrega ter sido feita por correios, com a Nota Fiscal de Devolução validada, nossa equipe irá disponibilizar ao cliente o código de postagem para envio da mercadoria via Correios. O código terá validade de 30 dias.

 

3- Como solicitar devolução

    Havendo intenção de efetuar a devolução de produtos, o cliente deve entrar em contato nos canais disponíveis em nosso site, preferencialmente pelos números de (SAC) WhatsApp: (21)97017-9620 ou email:atendimento@mercadaodadutra.com.br

Ao fazer o contato, para facilitar o atendimento, tenha em mãos o número da nota fiscal, CNPJ do comprador, código do produto, bem como o motivo da devolução e evidências do problema relacionado (Ex: fotos e/ou vídeos).

Nossa equipe irá analisar a solicitação e responderá a mensagem, em até 2 (dois) dias úteis, com orientações de como proceder no processo de devolução.

 

4- Processo de devolução

4.1 - Análises da devolução

A empresa vai analisar as informações, evidências, data da NF, para confirmar a viabilidade da devolução, em até 05 dias úteis. O produto deve estar em perfeitas condições, sem sinais de uso, avarias ou danos causados pelo cliente. Embalagens originais devem estar intactas, incluindo rótulos e lacres.

 

4.2 - Recusa da Devolução

Se a devolução for recusada, o cliente receberá um retorno comunicando o fato e os motivos considerados. O retorno será feito pelos canais de contato utilizados pelo cliente anteriormente e/ou cadastrados em nosso sistema.

 

4.3- Motivos da recusa da devolução

Nos casos abaixo a devolução será recusada:

  • Falta de evidências sobre o estado do produto a ser devolvido;
  • Mercadoria com validade vencida;
  • Mercadoria exposta ao sol, umidade, com avarias ou danos causados pelo cliente;
  • Solicitação feita fora do prazo legal.
  • Produtos consumidos integralmente ou em parte não são passíveis de troca ou devolução.
  • Produtos danificados por mau uso, armazenamento inadequado.

 

 4.4 - Aceite da Devolução

A devolução, estando de acordo com os requisitos de prazo e evidências, será autorizada. O cliente será comunicado e orientado sobre como proceder. O retorno será feito pelos canais de contato utilizados pelo cliente anteriormente e/ou cadastrados em nosso sistema.

 

4.5 - Emissão da Nota Fiscal de Devolução

O cliente será orientado a emitir Nota Fiscal de Devolução (NFD) dos produtos relacionados.

O cliente deverá nos enviar a Nota Fiscal de Devolução com todos os campos devidamente preenchidos, através de nossos canais de atendimento.

A Nota Fiscal de Devolução (NFD) recebida será revisada e validada, pelo setor fiscal. Se houver erro, o cliente será orientado a corrigi-la. Estando correta, será orientado sobre o processo que deverá realizar para o retorno dos produtos, bem como o processo de estorno financeiro ou reposição de mercadorias.

4.6 - Retornos dos Produtos

Se os itens especificados no formulário estiverem em bom estado e em condições de utilização, o cliente será orientado sobre como deverá proceder com o retorno da mercadoria para o Centro de Distribuição. Poderá retornar via Coleta ou via Correios em situações específicas.

4.7- Coleta

Cliente será informado sobre o prazo de coleta. A transportadora de escolha do Mercadão da Dutra irá até o local indicado para retirada da devolução.

É necessário que a mercadoria esteja de acordo com o procedimento informado.

O prazo médio de coleta é de até 7 (sete) dias, mas pode variar de acordo com a região.

4.8-Devolução por Correios

Com a Nota Fiscal de Devolução validada, nossa equipe irá disponibilizar ao cliente o código de postagem para envio da mercadoria via Correios. O código terá validade de 30 dias.

Após a postagem, o cliente deve direcionar o comprovante dos correios para um de nossos canais de atendimento.

Após o recebimento da mercadoria e conferência, notificaremos o cliente do recebimento dos itens e daremos sequência ao estorno financeiro ou reposição.

 

 4.9-Descarte dos Itens

 

Caso seja identificado que os produtos estejam avariados ou sem condições de usabilidade, o cliente será orientado a fazer o descarte.

Atenção: Não faça o descarte dos produtos sem a prévia autorização do Mercadão da Dutra. Isso poderá acarretar na recusa da devolução.

 

5- Estorno Financeiro

 

Após a finalização dos procedimentos de devolução, ocorrendo o deferimento o estorno poderá ser realizado da seguinte forma:

 

5.1 - Crédito/Abatimento

Para solicitações efetuadas com emissão de Nota Fiscal de Devolução (NFD) será concedido o estorno do valor dos itens somado aos impostos. O crédito será aplicado como desconto em boletos futuros ou próximas compras.

Para solicitações efetuadas, sem emissão de Nota Fiscal de Devolução, considerando as informações preenchidas no formulário do cliente, o crédito será concedido como desconto em boletos futuros ou próximas compras. O valor será equivalente ao preço dos itens devolvidos.

 

5.2 - Transferência bancária

Será concedido crédito com transferência bancária quando não houver boletos em aberto ou intenção de próxima compra.

5.3 - Prazo para estorno

O prazo será de até 30 dias úteis, após o recebimento da mercadoria no CD do Mercadão da Dutra.

6. Deferimento facultativo de devolução

Caso por mera liberalidade o Mercadão da Dutra deferir a devolução de produtos fora dos requisitos apresentados os custos de frete ocorrerão por conta do cliente (comprador).